domingo, 1 de junho de 2014

Efeito Sombra

Quando você tiver a experiência de ser a própria fonte e seu mundo, ao mesmo tempo, você se tornara pleno. A razão para que a fonte pareça estar longe é que você se identificou com todas as coisas separadas em seu mundo, negligenciando a origem criativa que torna tudo possível.


Deepak Chopra – O Efeito Sombra

4 comentários:

Kheóps Justo. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kheóps Justo. disse...

- Mas... se eu der atenção à minha sombra, não estarei abandonando a luz em prol da treva?
- Coloque um farol diante de seus olhos, o que vê?
- Nada, excesso de luz...?
- Exato!, se pender sua balança interna para a treva apenas nada enxergará, se pender para a luz, também não conseguirá ver nada! Para dosar o excesso de luz é necessário uma dose de treva. Isso é equilíbrio, isso é harmonia.
(Extraído de uma sessão de Resgate).

Petra Mística disse...

saudações amigo Kheops!!!

Todo nosso trabalho de auto conhecimento é baseado nessas forças... achar esse ponto de equilíbrio talvez é nosso maior desafio...

abaixo um trecho do livro Efeito Sombra:

"Cada um de nós chega a ele com anos de experiência e uma esperança profunda e sincera de poder iluminar a sombra de uma vez por todas, pois, se não nos opusermos à força da sombra e integrarmos sua sabedoria, ela tem o potencial para continuar a lançar destruição em nossa vida e nosso mundo. Quando falhamos em admitir nossas vulnerabilidades e reconhecer maus comportamentos, inevitavelmente sabotamos-nos quando estamos prestes a alguma realização pessoal ou profissional. Então, a sombra ganha. Quando agimos motivados por uma raiva desproporcional ao falar com os filhos, a sombra ganha. Quando traímos as pessoas amadas, a sombra ganha. Quando nos recusamos a aceitar nossa verdadeira natureza, a sombra ganha. Se não focamos a luz ao nosso eu mais alto, na obscuridade de nossos impulsos humanos, a sombra ganha. Ate que aceitemos tudo o que somos, o efeito sombra terá poder para retardar nossa felicidade. Se passar sem reconhecimento, a sombra nos impede de ser plenos, de alcançar nossos melhores planos, e nos faz viver uma vida pela metade. Nunca houve uma época melhor para se criar um novo léxico para iluminar a sombra e finalmente entender o que tem sido tão difícil de ver e explicar."

Namaste!!!

Petra Mística disse...

Jung a chamava de sparring, ou "parceira de treino de boxe" ; ela é a oponente dentro de nós que expõe falhas e aguça habilidades. É a professora, o treinador, o guia que nos apoia no descobrimento de nossa verdadeira magnificência. (Efeito Sombra)